Veja Como Economizar Energia Com O Ar-Condicionado Ligado

As definições de que o ar condicionado é “um luxo para poucos” ou que faz aumentar em excesso o consumo de luz, já não são mais padrões para definição em todos os casos. Com o avanço da tecnologia nesse mercado, hoje não é necessário sofrer com altas temperaturas como no caso do Brasil e se horrorizar com a conta de luz no final do mês.

Se você está fazendo as contas antes de dormir, saiba que tem como economizar energia com o ar condicionado ligado sim e ainda não sentir muita diferença na tarifa de energia elétrica. Não importa se você já tenha ou está pensando em adquirir um, continue na leitura e veja as dicas que separamos:

 

Mantenha Em Uma Temperatura

Se você estiver em uma região que faça calor excessivo e deixar o ar-condicionado na temperatura mínima, poderá facilmente ficar resfriado e prejudicar a sua saúde. Em geral o sistema de refrigeração está instalado em lugares mais fechados, onde ácaros e fungos podem se aproveitar de baixas temperaturas para nos contaminar. Por isso que você regular a temperatura a partir de 18 ou até 20 ºC.

Pode até parecer que não será suficiente para refrescar o ambiente, mas sim as temperaturas já em 20 graus podem manter qualquer lugar bem aquecido e economizar até 50% de energia na fatura elétrica mensal se for mantida esta temperatura.

Faça Proveito Da Luz Natural

Qualquer lâmpada convencional emite calor, sendo um fator natural para elevar a temperatura de sua casa. Dessa maneira você pode diminuir a temperatura do ar-condicionado e consequentemente a gastar menos energia.

Não se esqueça de nunca deixar os aparelhos ligados e aproveite sempre que possível a luza natural. Se isso não for possível, substitua as lâmpadas LED e que emitem pouco calor, sendo muito mais econômicas.

Fica Atento Na Hora De Desligar E Ligar O Ar-Condicionado

Pode ser que portas e janelas estejam fechadas e com isso seja dificultada a passagem de luz natural em sua residência, pois quando você liga o seu ar, é natural que feche as portas e janelas para que o espaço fique totalmente refrescado.

Antes de fazer isso, dê uma rápida saída até o banheiro ou pegue um ar, mas nunca em condições como essas desligue o sistema. Isso fará que gaste muito mais energia e leve tempo para resfriar novamente o cômodo em que o ar-condicionado está, seja ligado. Apenas desligue se você for sair de sua casa por um tempo maior, como mais de 30 minutos fora.

Caso ele não esteja refrigerando bem, procure uma assistência para ar conficionado.

A Função Soneca Ajuda A Economizar Energia

A maioria das pessoas utiliza seu ar-condicionado na função timer. Não dá para esconder que sim, é muito útil para programar o desligamento automático em algumas situações, como mesmo na hora de dormir. Porém tem recursos que podem te ajudar a economizar energia, como no modo sleep.

Na função referida, a temperatura aumenta em até 1 ºC. na primeira hora e mais um em até duas horas. Essa prática ajuda a diminuir o consumo de energia por que a temperatura será modificada de modo que exija menos esforço do ambiente. Pense no seguinte exemplo: Se você acordasse no meio da noite e estivesse calor ou frio com esta função ativada, você provavelmente aumentaria, diminuiria ou mesmo optaria por desligar o aparelho.

Para muitos é visto como uma maneira automática de regulagem do ar-condicionado, permitindo com que ele fique ajustado sempre em uma temperatura próxima.

Se você colocar essas práticas em dia, é certo que irá economizar energia e poderá deixar o seu ar-condicionado ligado por muito mais tempo.