Faça Você Mesmo a Manutenção Do Seu Ar Condicionado!

O aparelho de ar-condicionado se tornou comum em diversos ambientes fechados, como escritórios, hotéis, cinemas, lojas, shoppings e casas. O que contribuiu para sua popularidade foram os verões cada vez mais quentes, a modernização dos aparelhos e preços mais acessíveis para a compra. Com isso, a demanda por serviços de instalação e de manutenção de ar-condicionado cresce a cada dia mais. Com o passar do tempo e com os avanços tecnológicos, os aparelhos de condicionamento do ar evoluíram muito e, apesar do princípio de ciclo de refrigeração e tratamento do ar continuar sendo praticamente o mesmo do primeiro aparelho criado em 1902 pelo engenheiro mecânico norte-americano Willis Carrier, seu tamanho e componentes mudaram muito.

A modernização dos aparelhos de ar-condicionado é constante e é necessário que o profissional esteja atualizado para atender esses consumidores que também optam por opções mais econômicas e modernas para refrescar sua casa. Pensando nisso é que o curso de ar condicionado foi criado. O curso é indicado para técnicos ou mecânicos em refrigeração ou ar condicionado que desejam aprender Como Instalar Ar Condicionado, o tipo de mais procurado atualmente, e também para qualquer um que esteja interessado em obter conhecimento sobre esse tipo de aparelho, ou que busca um ingressar na área de refrigeração e ar-condicionado.

Devido a sua praticidade, menor consumo de energia e o fato de gerar menos barulho interno, faz com que o sistema de ar-condicionado split seja o mais procurado. Como muitas pessoas estão substituindo os condicionadores de ar de janela pelo sistema split, capacitar profissionais para instalar estas máquinas é essencial. O equipamento vem em duas partes, a condensadora e a evaporadora e a instalação precisa estar de acordo com as normas vigentes e exigências dos fabricantes. O ar-condicionado slipt, vem da palavra inglesa que significa “separado”, e como o próprio nome diz, é composto por duas partes distintas, chamadas de condensadora e evaporadora. A parte condensadora é instalada na parte externa. É ela que faz todo o processo de refrigeração, e, portanto o barulho. Como esse componente é instalado na parte externa, torna os ares-condicionados splits são bem mais silenciosos. A segunda parte, a parte evaporadora, é a responsável pelo lançamento do ar gelado no ambiente interno.

Já o modelo de ar-condicionado de janela reúne todo o seu sistema de refrigeração em uma só estrutura e, por isso, acaba produzindo um ruído considerável. Apesar dos aparelhos de janela ainda são os mais baratos no mercado, os modelos slipt caíram no gosto do consumidor por serem mais silenciosos e possuem um consumo de energia em torno de 40% menor, mesmo que sua instalação requeira um maior planejamento. Independente do modelo seja o modelo compacto tradicional de janela ou o split, os ares-condicionados requerem manutenção e o profissional precisa aprender a detectar os defeitos e buscar soluções, como por exemplo, o que fazer quando o refrigerador está muito quente ou frio, quando apresenta ruídos, curto-circuito e odores, quais as principais falhas do circuito elétrico, quando o motor não da partida, entre outros.

No curso de ar-condicionado, o profissional formado estará apto a instalar e fazer a manutenção de ar-condicionado, identificando e solucionando os problemas comuns da melhor forma possível. Aprende passo a passo todas as noções básicas, teoria da refrigeração, sobre as duas partes do modelo split, como escolher o local correto para instalar a unidade interna, quais as altura e distâncias a serem respeitadas, os cuidados com a unidade externa, a resistência da parede, a fixação, a posição dos tubos e fios dentro da luva, como efetuar o vácuo, entre outras aplicações. Ao terminar o curso você terá conhecimento de tudo o que é preciso, desde detalhes da instalação, cuidados a serem observados, o local correto de instalação, ferramentas e acessórios como também questões mais técnicas como a geração de vácuo nas tubulações, flangeamento e manutenção do aparelho e como desentalá-lo.

É importante saber que a manutenção preventiva do ar-condicionado é benéfica e previne panes no aparelho, já que o acúmulo de poeira pode obstruir os filtros, as turbinas e as serpentinas e diminuir a eficácia da máquina. Previne também problemas de saúde, já que na medida em que o condicionador é usado, podem se acumular poeira, fungos, bactérias e outros poluentes que causam problemas alérgicos. Além disso, fazer a manutenção de ar-condicionado aumenta o tempo de vida do aparelho, já que algumas peças podem enferrujar e corroer e se não trocadas a tempo, podem comprometer o aparelho. A manutenção gera economia, pois o ar-condicionado sujo acaba forçando mais seu compressor para esfriar e com isso gera maior gastos de energia.

Ao fazer o curso de ar-condicionado, você aprende a fazer a manutenção e consertos em aparelhos de ar condicionado de todos os tipos e com foco no modelo split. Também se qualifica para trabalhar em empresas do ramo ou por abrir seu próprio negócio.