Dicas Para Trabalhar Com Eletricidade Segundo a NR 10

A eletricidade foi uma das maiores invenções que o homem pode criar, pois depois dela, muitos equipamentos foram feitos para facilitar nossas vidas e trazer mais comodidade e conforto.

Mas apesar dos benefícios, trabalhar como eletricista não é uma tarefa fácil. Além de estar exposto a vários tipos de sistemas, fios e níveis de tensão, é preciso seguir algumas dicas de segurança para trabalhar tranquilo. Neste artigo, veja algumas dicas para trabalhar com Eletricidade segundo a NR10 e garantir a saúde e segurança própria e de pessoas e empresas.

O Que é a NR 10?

A norma regulamentadora nº10, mais conhecida como NR 10, foi criada em 1978 com o objetivo de regulamentar o exercício da profissão de eletricista. Na época, muitos profissionais com conhecimento muito ínfimo sobre eletricidade, desempenhavam a função em empresas e residências, colocando a própria vida em risco e também a de outras pessoas e locais.

Dessa maneira, a NR10 foi criada para determinar regras para que os profissionais não só a seguissem de forma obrigatória, mas garantir a sua integridade física e saúde, como das pessoas como um todo. Em 2004, a NR10 foi atualizada, agora com novas atribuições para que o trabalhador de um novo tempo, exerça seu trabalho de forma segura e eficiente.

Trabalhando De Forma Defensiva

Eletricistas de todo Brasil devem ter sempre em mente, que não basta conhecer bem sua profissão se na hora de exercê-la, a faz de forma totalmente irresponsável. É preciso se atentar para vários pontos de segurança e que eles se tornem hábitos, para que o serviço seja bem feito e garanta a integridade no final do processo.

Portanto a primeira dica é que o profissional eletricista deve estar sempre com seu equipamento em dia, com as ferramentas necessárias para seu trabalho em mãos, além de luvas e roupa própria, que ofereça segurança ao profissional. Outra dica é que o eletricista deva ter o hábito de ler os manuais de equipamentos elétricos sempre, independente do grau de conhecimento e experiência.

Acidentes São Causados, Cuidado!

Muitos profissionais eletricistas se deparam com situações e riscos altos no exercício da profissão, porém se estiver sempre atento, evitará que os acidentes aconteçam. Acidentes na sua grande maioria são causados e muitas vezes pela falha humana.

Por exemplo, ao manusear uma ferramenta, o eletricista precisa ter uma pega firme e ao concluir o serviço, avaliar novamente se tudo está correto. Portanto esteja o profissional atento a casa processo necessário em um reparo, manutenção ou implementação de um projeto elétrico, para evitar possíveis revezes.

Organização e Limpeza

O local de trabalho em qualquer lugar deve ser limpo e organizado, mas ao trabalhar com eletricidade, essa obrigação tem que ser ainda maior. Antes de começar a trabalhar, deixe todas a ferramentas à vista e de forma que seja fácil a troca de cada uma delas.

Além disso nas empresas, o painel elétrico deve ser algo de fácil acesso e sem obstáculos pelo caminho, garantindo que caso seja necessário um desligamento rápido e emergencial, ele seja feito sem grandes problemas.

Aperfeiçoamento Profissional Sempre Em Dia

Para conhecer melhor todo o sistema elétrico e como ser um excelente profissional, eletricistas precisam estar bem preparados e ter qualificação completa na área, para lidar com todas as situações e desafios que a eletricidade pode oferecer.

Por isso o profissional eletricista precisa ter conhecimento e saber na prática como funciona a tensão elétrica, o que é volts, watts, corrente entre outros termos da área. Existem muitos cursos online gratuitos e com certificação que trarão toda bagagem necessária, para que o profissional seja um sucesso e trabalhe com mais segurança.