Como Evitar Vazamentos Inesperados Nos Canos

Tão importante quanto o uso racional da água é a detecção de vazamentos. Por menores que pareçam ser, essas pequenas fugas d’água podem ocasionar grandes prejuízos em sua conta. Para se ter uma ideia, um simples furo de apenas 2 milímetros, em um encanamento, desperdiça cerca de 3,5 mil litros de água em um único dia.

Por isso, é importante você entender o que causa e como evitar vazamentos inesperados nos canos da sua residência.

Principais Causas De Vazamentos

Os problemas com vazamentos costumam ser mais frequentes em edificações mais antigas, com a deterioração das instalações hidráulicas. Contudo, as construções mais novas não estão livres do problema, e podem apresentar falhas estruturais. Em ambos, os locais frequentes de vazamentos também costumam ser em caixas de descargas desreguladas e torneiras.

Nessa onda do “faça você mesmo” também é muito comum encontrar pessoas que tentaram resolver os problemas de entupimentos, com métodos não indicados, o que acaba ocasionando perfuração e/ou rachaduras em canos, acarretando em vazamentos.  Conheça a Giracano, empresa Limpa Fossa em Curitiba.

Como Detectar Vazamentos?

Antes de tudo, esteja sempre de olho na sua conta de água. Ela teve um aumento significativo, mas os hábitos dos moradores da casa continuam os mesmos e a companhia não reajustou a tarifa? Então é importante fazer alguns testes para verificar se a tubulação da sua casa está com problemas de vazamento:

Hidrômetro

Feche todas as torneiras, chuveiros, registro de entrada de água na caixa d’água e não utilize o sanitário. Com tudo fechado, vá até o hidrômetro e verifique se ele continua girando. Em caso afirmativo, é possível que haja vazamento em algum cano que leva água à torneira, ao vaso ou ao chuveiro.

Vaso Sanitário

Jogue pó de café nas paredes internas do vaso sanitário (na saída de água) e aguarde alguns minutos. Se houver vazamentos, a água fará um caminho pelo pó de café, escorrendo até o fundo do vaso. Caso isso ocorra, seu problema deve estar na válvula ou caixa de descarga.

Se mesmo com esses testes você não conseguir detectar o problema, ou ainda, se confirmar a vazão, entre em contato imediatamente com um especialista em caça vazamentos.

Chame um profissional de caça vazamentos

O serviço de caça vazamento é o meio mais eficaz de identificar um vazamento oculto em tubulações. Isso porque, especialistas em caça vazamento utilizam aparelhos eletrônicos de ultrassom que detectam com precisão o vazamento e localizam o ponto exato da fuga de água, em qualquer tipo de tubulação, evitando o quebra-quebra excessivo de paredes e pisos da casa.

Ao verificar o local exato do problema, o especialista realiza o reparo de forma rápida e eficaz, e emite um laudo técnico do vazamento.

Como Evitar Vazamentos Inesperados

  • Não faça perfurações nas paredes, sem antes verificar a planta hidráulica do móvel. Atingir um cano pode te trazer uma grande dor de cabeça com vazamentos;
  • Avalie, junto a uma empresa especializada de sua confiança, se é o momento de fazer alguma troca ou manutenção nos encanamentos, como forma de evitar preocupações futuras;
  • Faça a leitura diária dos hidrômetros para identificar eventuais vazamentos;
  • Realize revisões periódicas com uma empresa especializada em caça vazamentos, assim você ficará seguro de que sua casa está livre de vazões.

 

Gostou das nossas dicas? Então continue ligado em nosso blog e confira mais posts sobre o assunto.